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Dicionário náutico: Entenda o que significa cada palavra
Dicionário náutico: Entenda o que significa cada palavra
O dicionário náutico é um conjunto de termos e definições usados na navegação. Ele é essencial para qualquer pessoa que queira navegar, seja como profissional ou como hobby. Neste post, vamos falar sobre o que significa cada tipo de embarcação, partes das embarcações, medidas das embarcações, vocabulário usado a bordo e os tipos de carteiras náuticas.
Tipos de barcos e embarcações
Existem diferentes tipos de embarcações no mercado náutico,cada categoria é desenvolvida para proporcionar um tipo de navegação diferente, que vai de acordo com as preferências de cada navegador!
Lancha
Embarcação motorizada, geralmente usada para passeios, esportes aquáticos e pesca.
Iate
Embarcação de luxo, projetada para proporcionar máximo conforto e comodidade.
Veleiro
Barco movido principalmente pela força do vento nas suas velas.
Trawler
Uma embarcação motorizada com características de um navio de pesca, porém adaptado para o lazer.
Navio
Grande embarcação, geralmente usada para transporte de passageiros ou mercadorias. Abrange desde navios de carga até transatlânticos.
Pesqueiro
Embarcação projetada para a pesca comercial.
Escuna
Barco de dois ou mais mastros, originalmente usado para comércio, mas agora mais comumente usado para passeios turísticos.
Jet Boat
Embarcação pequena e rápida, movida por um sistema de propulsão a jato.
Partes do barco
Assim como nos carros que possuem a traseira e a dianteira, nos barcos também existem essas partes, mas com nomenclaturas diferentes.
Meia-nau
Refere-se à parte central do barco, entre a proa (frente) e a popa (traseira). Nas lanchas, a meia nau também se torna um espaço de convivência e descanso, já que alguns modelos possuem cama de meia nau, bem como espaços para armazenamento.
Bordos
São as laterais do barco, que se dividem em Bombordo e Estibordo (boreste)
Bombordo (BB)
É o lado esquerdo do barco quando se olha da popa para a proa.
Estibordo / Boreste (BE)
É o lado direito do barco quando se olha da popa para a proa.
Proa
É a parte frontal do barco.
Popa
É a parte traseira do barco.
Bico da proa
É a extremidade frontal mais afiada do barco.
Cabine
É o espaço interno de um barco onde as pessoas podem se proteger das condições climáticas. Cada tipo de embarcação conta com uma cabine que se adequa ao tamanho do barco e às possibilidades. Nas lanchas Focker, ela é a área de conforto, que viabiliza a navegação com pernoite, que conta com banheiro, camas, cozinha, etc..
Convés
É o plano horizontal principal, que fecha o casco de barcos com comprimento por volta de 12 m – barcos maiores podem ter mais de um convés.
Casco
É a estrutura principal do barco, que dá flutuabilidade e forma à embarcação.
Borda
Linha de união entre o casco e o convés.
Borda Falsa
É um reforço estrutural adicional acima da borda.
Casa de Máquinas
É o local onde estão instalados os motores, outras máquinas do barco e também é onde ficam diversos itens de segurança.
Vigias
São janelas redondas no casco ou superestrutura do barco.
Âncora
É uma peça geralmente de ferro ou alumínio usada para manter o barco no lugar.
Linha d’água ou Linha de Flutuação
É a linha onde o casco de um barco encontra a superfície da água.
Obras Mortas
É a parte do barco que fica acima da linha de flutuação.
Obras Vivas
É a parte do barco que fica abaixo da linha de flutuação.
Targa
Estrutura que permite você adicionar um “teto ou toldo” para a sua lancha para se proteger do sol.
Blower
Exaustor para o porão de barcos feito para ventilar os motores dos barcos, casa de máquinas, cabines, entre outros compartimentos, eliminando os gases que se formam dentro da casa de máquinas.
Flap
Acessório instalado na parte de trás do barco (popa), é utilizado para regular a navegação conforme o tipo de mar que está sendo enfrentado
Defensa
Acessório que vai ao casco do barco que protege contra batidas ou quando está encostado no píer.
Medidas das embarcações
Como vimos no tópico anterior, existem diversos tipos de nomenclatura para as partes de um barco, cada parte dessas tem sua área delimitada, então vamos ver a seguir os nomes dados aos comprimentos dessas áreas.
Comprimento:
É a medida da proa à popa do barco.
Comprimento na linha d’água
É a medida da proa à popa, mas considerando somente a parte do barco que fica na linha d'água quando está flutuando.
Comprimento máximo:
É a medida da extremidade mais proeminente na proa à extremidade mais proeminente na popa, que pode incluir elementos como o leme ou a plataforma de popa.
Boca:
É a largura máxima do barco.
Borda-livre, bordo-livre:
É a distância vertical medida desde a linha de flutuação até a parte mais baixa do bordo do navio.
Calado:
É a profundidade máxima que a parte submersa de um barco atinge abaixo da linha d'água.
Contorno:
É a linha onde o casco do barco encontra a água.
Deslocamento:
É o peso da água que a embarcação desloca navegando em águas tranquilas
Arqueação:
É uma medida do volume interno do barco, utilizada para fins de registro e regulamentação. Existem dois tipos principais de arqueação: arqueação bruta (que mede o volume total do barco) e arqueação líquida (que mede o volume dos espaços úteis do barco).
Medidas Náuticas
Nó é 1 milha náutica, ou seja, 1,852 km/h
MPH (milhas por hora)
1 MPH corresponde a 1,609 KM/h
Milha náutica
1 milha náutica equivale a 1,852 quilômetros
Pé
Um pé corresponde a 12 polegadas, que correspondem a 30,48 cm
Velocidade de Cruzeiro
Velocidade de cruzeiro é a velocidade ideal da embarcação, levando em conta todas as condições da navegação.
Comunicação
É importante você estar ciente da comunicação que deve ser utilizada quando se está navegando, principalmente se você possui uma equipe e não apenas passageiros.
Sotavento
Direção contrária do vento
Barlavento
Direção a favor do vento
Fundear
Soltar a âncora
Rumo
Trajeto do barco
Proa
Direção para onde a proa aponta
Aproar ao vento
Colocar a proa na direção do vento
Adernado
A embarcação está inclinada para um dos bordos do barco
Abalroamento
Colisão com outro barco, cais ou algum outro tipo de obstáculo
Cais
Estrutura que permite o desembarque de pessoas ou cargas
Pier
Estrutura utilizada para atracar as embarcações
Ancorado
Âncora está lançada e está segurando o barco, deixando ele parado
Atracagem
Encostar a embarcação em algum cais
Tipos de carteiras
Existem diferentes tipos de carteiras náuticas, pois cada tipo de embarcação necessita de diferentes habilidades e competências, por isso as divisões são as seguintes:
Veleiro
Pode conduzir pequenas embarcações movidas unicamente a velas em navegação interior (rios, lagos, lagoas, baías, enseadas, etc).
Motonauta
Pode conduzir apenas motoaquaticas (Jet ski) em navegação de nível interior
Arrais-Amador
Pode conduzir embarcações nos limites de navegação interior, exceto Jet ski.
Mestre-Amador
Pode conduzir embarcações entre portos nacionais e estrangeiros com limite de navegação costeira, sem ultrapassar 20 milhas náuticas.
Capitão-Amador
Pode conduzir embarcações entre portos nacionais e estrangeiros sem limites.
Para mais informações sobre as carteiras náuticas confira os seguintes artigos do blog da Fibrafort habilitação arrais feita, e agora? e qual a diferença entre arrais e mestre amador.
Veja várias dicas e informações essenciais, no blog da Fibrafort. Não importa se você está começando a navegar agora ou já é um capitão com experiência, temos tudo o que você precisa para aperfeiçoar sua vivência náutica.
A Fibrafort é reconhecida como uma dos maiores estaleiros da América Latina, estabelecida há mais de 30 anos em Itajaí, um importante centro náutico brasileiro. Com mais de 18 mil barcos distribuídos globalmente, a empresa é notória por sua prestigiosa linha de lanchas Focker. Esses modelos de barcos, com tamanhos que vão de 18 a 42 pés, são perfeitos para a navegação e entretenimento familiar. As embarcações Focker são conhecidas por seu design de vanguarda, priorizando o conforto, acabamentos de longa duração e baixo ruído, sem falar em sua alta performance, estabilidade e manobrabilidade superior em águas. Esses são apenas alguns dos aspectos singulares que tornam os barcos Fibrafort inconfundíveis.