FIBRAFORT
NEWS

<<<<<<<< voltar para a listagem 06/09/2021

Habilitação Arrais feita, e agora? Conheça nossas dicas para iniciantes!

Depois de muito almejar, você se dedicou, fez o curso de piloto de lancha, aprendeu as regras e leis que regem a navegação e agora porta a autorização para pilotar lancha, a tão sonhada Habilitação Arrais e finalmente pode agora pilotar sua Focker. Mas e agora, quais os próximos passos? É normal ter dúvidas e inseguranças quanto às primeiras navegações, por isso hoje preparamos dicas para ajudar os iniciantes do universo náutico.

Essas dicas podem ajudar você que acaba travando na hora de pôr em prática o que aprendeu fazendo a habilitação para pilotar lancha ou que ainda tem dúvidas em relação a como lidar com uma embarcação, quais os primeiros passos e recomendações para sair por aí com a família e amigos.

1 - A prática leva a perfeição

Ter a habilitação para pilotar lanchas não faz de você um piloto experiente, isso só acontece com a prática. Pode parecer clichê, mas para ganhar agilidade, cautela e fluidez frente ao volante, você vai precisar treinar. Só o tempo, a paciência e a dedicação é que podem te levar a ser um bom piloto e perder certas inseguranças.

2 - Conheça o seu barco

Visualize o painel do piloto, conheça as funções, sente em frente ao volante e estude a forma mais confortável de pilotar e desfrutar da embarcação.

3 - Conhece alguém com experiência? O chame para dar uma volta

Às vezes, o que você precisa é ter a confiança de alguém experiente por perto para se sentir 100% pronto. Se conhecer algum marinheiro que já pilota há algum tempo, por que não o convidar para tirar dúvidas e ouvir dicas de como ele ganhou controle para se sentir tão confortável na direção?  

A entrega técnica da Fibrafort e dos revendedores pode ser o primeiro passo para entender melhor o barco e saber tudo o que você pode fazer no barco para aproveitar ele ainda mais.

4 - Qual o destino do passeio?

Ter um destino certo e conhecer tudo sobre ele pode te trazer mais segurança. Escolha navegar em locais que você conheça, ou pelo menos já tenha visitado antes. Tire dúvidas sobre o caminho e planeje a rota antes de partir.

5 - Vá em segurança

Existem algumas coisas que podem parecer não fazer diferença, mas que precisam ser checadas sempre para garantir que a experiência seja prazerosa para todos, principalmente para você que está treinando. Portanto, antes de acelerar, tenha certeza de que os passageiros estão sentados ou assegurados por algum pegador de segurança. Assim você evita acidentes e não corre o risco de derrubar alguém.

Dicas Importantes

1 - Para maior conforto, desempenho e estabilidade da embarcação, distribua o peso a bordo. 

2 - Cheque a previsão do tempo em sites confiáveis de meteorologia e fique atento às indicações de mudança no clima. Ninguém merece ser surpreendido pelo mau tempo e ter que acabar o passeio mais cedo.

3 - Andar de Focker à noite é uma experiência incrível e marcante, mas, para navegações noturnas, prefira reduzir a velocidade em 50%.

4 - Conheça também o regime de ventos na sua área de navegação. É indicado navegar com vento e ondas vindos da popa e não da proa. Mas, se o mar estiver muito agitado e você achar que está difícil de controlar nessa posição, navegue com um ângulo de 45 graus em relação a ambos.

5 - Realize a manutenção preventiva do seu barco para evitar os imprevistos, principalmente se você deixar a lancha parada por muito tempo entre uma navegação e outra. Verifique com profissionais qualificados como está a situação geral da lancha e lembre-se de abastecer o tanque.

Colocando em prática tudo que aprendeu tirando a Habilitação Arrais

Além dessas dicas, é importante que você não desvie sua atenção nessas “navegações de teste” onde o principal objetivo é aprender e evoluir como piloto. Se possível, evite levar muitas pessoas na embarcação logo de cara, às vezes pode ser melhor, menos conversas e mais foco na direção. 

E claro, coloque em prática tudo aquilo que você estudou quando estava fazendo o curso de piloto de lancha para tirar a Habilitação Arrais. Evite o consumo de bebidas alcoólicas durante a navegação e esteja atento em conduzir seu barco com cautela, dentro de uma velocidade bacana que possibilite a você reagir a qualquer surpresa das águas sem perder o controle.

Fique tranquilo! Mesmo habilitados, diversos pilotos passam por um período de adaptação e de conhecimento prático de pilotagem de barcos. Siga nossas dicas e busque sempre a melhor experiência na sua Focker!

Se ainda não tem a sua Focker, entre em contato conosco e saiba como adquirir a sua com maior tranquilidade.