FIBRAFORT
NEWS

<<<<<<<< voltar para a listagem 19/07/2023

Qual a diferença entre arrais e mestre amador?

diferença entre arrais e mestre amador

No universo náutico, não basta simplesmente ter uma embarcação e sair navegando. Para garantir a segurança nas águas e cumprir as normas estabelecidas pela Marinha do Brasil, é necessária uma habilitação náutica. Entre as categorias mais comuns, encontram-se o arrais amador e o mestre amador. Mas qual a diferença entre eles? Este artigo irá explicar de forma detalhada.

Habilitação Náutica: Entenda um pouco

Assim como é necessário obter uma carteira de motorista para dirigir um carro, também é necessário adquirir uma habilitação para conduzir uma embarcação. Este é um requisito legal, criado para garantir que o condutor tenha conhecimentos básicos sobre as normas de segurança e de navegação.

Há cinco categorias de habilitação: Arrais Amador, Veleiro Amador, Motonauta, Mestre Amador ou Capitão Amador. 

A Marinha brasileira, em abril de 2023, lançou uma nova revisão da NORMAM-03, que trata das normas para atividades de esporte e recreio no mar. A maior mudança foi que agora as habilitações de Arrais, Mestre e Capitão não dependem mais apenas da área de navegação, mas também do tipo de embarcação que se está conduzindo. Esta mudança afeta diretamente a comunidade náutica de amadores. Além disso, a regra, segundo alguns, foi mal explicada e difundida, deixando a comunidade náutica com muitas dúvidas. Veja mais aqui

Arrais amador: o primeiro passo

A categoria arrais amador é a primeira da escala. Trata-se de uma habilitação que permite a condução de embarcações de esporte e recreio em águas interiores. Isso inclui rios, lagos, lagoas, baías, enseadas e mar abrigado (área próxima à costa, protegida de ventos fortes e ondas grandes).

Quem opta pela habilitação arrais amador pode conduzir qualquer tipo de barcos a remo, vela ou motor com exceção de jet-ski

Se você é iniciante e quer saber mais sobre como conduzir uma embarcação, confira nossas dicas para iniciantes.

Mestre amador: um passo adiante

A categoria mestre amador é o próximo passo na escala de habilitação náutica. O mestre amador está habilitado para conduzir embarcações entre portos nacionais e estrangeiros nos limites da navegação costeira. Nessa área, você pode navegar ao longo da costa, à vista da terra, ou até 20 milhas náuticas de distância de um porto de refúgio.

Para quem deseja viajar mais longe e explorar destinos costeiros, a habilitação mestre amador é a escolha ideal. Ela permite uma maior liberdade de navegação e a possibilidade de explorar uma gama mais ampla de destinos.

Se você está pensando em comprar seu primeiro barco, confira nossas dicas para fazer uma boa escolha.

carteira náutica de mestre amador

Entendendo as diferenças

A principal diferença entre o arrais amador e o mestre amador está na área de navegação permitida. Enquanto o arrais amador só pode navegar em águas interiores e mar abrigado, o mestre amador tem a possibilidade de se aventurar mais longe, chegando até a navegação costeira.

Outro ponto importante é que para se tornar mestre amador, é necessário primeiro ter a habilitação de arrais amador. Ou seja, o mestre amador é uma "evolução" da categoria arrais.

É importante lembrar que, além das diferenças nas áreas de navegação permitidas, as provas para obtenção de cada uma dessas habilitações também são diferentes. Enquanto a prova para arrais amador aborda conhecimentos básicos de navegação e segurança, a prova para mestre amador inclui questões mais avançadas, como navegação costeira e meteorologia.

Se você acabou de adquirir sua embarcação e precisa saber mais sobre a documentação necessária, confira este artigo.

entenda as diferenças entre arrais e mestre amador

Escolhendo a embarcação certa para sua habilitação

A escolha da embarcação ideal depende não apenas da sua habilitação, mas também do seu estilo de vida, da sua experiência como navegador e do tipo de atividade que você pretende realizar.

Se você possui apenas habilitação de arrais amador e realiza navegações de nível interior 1 e 2, você pode utilizar todas as nossas embarcações.

Agora, se você tem a habilitação de mestre amador e deseja desfrutar da liberdade de uma navegação costeira, somente as nossas embarcações acima da Focker 272 são aptas para essa área de navegação.

Mas lembre-se, deve-se sempre consultar a capitania dos portos local para a confirmação de tamanho/pés aceitos para aquela determinada área. Cada capitania possui suas próprias regras de navegação, adaptadas para sua respectiva região.

Para mais informações e dicas valiosas, não deixe de visitar regularmente o blog da Fibrafort. Aqui você encontrará tudo o que precisa para aprimorar sua experiência náutica.

Caso você ainda esteja em dúvida de qual embarcação da Fibrafort escolher, fale conosco que vamos indicar a embarcação perfeita para você.