FIBRAFORT
NEWS

<<<<<<<< voltar para a listagem 23/06/2023

Deixar o barco em marinas ou na garagem de casa?

No universo náutico, uma questão comum entre os proprietários de embarcações é: onde guardar a lancha? As opções mais comuns incluem uma marina de barcos ou a garagem de casa. A resposta, no entanto, depende de uma série de fatores que vão além da simples escolha de um local.

Marina de barcos: vantagens e desvantagens

Deixar a embarcação em uma marina é uma solução prática e segura. As marinas oferecem uma gama de serviços que incluem desde a manutenção até a segurança das embarcações. Além disso, a proximidade com a água facilita o uso frequente do barco.

No entanto, as marinas podem ter custos significativos. Os valores variam conforme a localização, os serviços oferecidos e o tamanho do barco. Portanto, se você é um usuário frequente da embarcação, o custo pode compensar. Mas, se o barco é utilizado apenas em ocasiões especiais, talvez seja necessário reavaliar a relação custo-benefício.

Garagem de casa: vantagens e desvantagens

Guardar o barco em casa, seja na garagem ou em uma área específica, pode ser uma opção econômica. No entanto, é importante avaliar se a infraestrutura do local é adequada para acomodar e proteger a embarcação. Isso inclui verificar o espaço disponível, as condições climáticas e a segurança.

Além disso, é fundamental ter em mente os cuidados com a lancha. Diferente de uma marina, que já oferece esses serviços, em casa será necessário se encarregar pessoalmente da manutenção da embarcação. Você pode encontrar dicas de conservação e cuidados aqui.

Transporte e mobilidade

Uma questão importante é o transporte da embarcação. Em marinas, essa preocupação é praticamente inexistente, já que o barco já está na água. Por outro lado, se você optar por guardar o barco em casa, precisará de um veículo apropriado para o transporte. Modelos como a Focker 188 Joy e a Focker 212 são exemplos de lanchas que aliam conforto e facilidade de transporte.

Vale ressaltar que segundo a legislação, carros/caminhonetes só podem transportar barcos até 25,5 pés. Após isso, precisa ser com carretas.

Mesmo para barcos menores, como a Focker 188 Joy, é essencial que o veículo responsável pelo transporte tenha uma motorização adequada para conduzi-las de maneira segura e eficiente.

Não basta apenas ter um espaço disponível na garagem de casa, é necessário garantir que seu veículo seja capaz de tracionar a embarcação em terra, sem prejudicar a segurança nem o desempenho tanto do carro quanto do barco. Isso requer atenção não só à capacidade de tração do veículo, mas também ao equipamento de reboque e ao peso total que será transportado.

A decisão final

A escolha entre guardar o barco em uma marina ou em casa depende de uma avaliação pessoal de custos, frequência de uso, facilidade de transporte, entre outros fatores. Em ambos os casos, é essencial priorizar os cuidados com a lancha, que vão desde a limpeza até a manutenção preventiva.

Para embarcações que necessitam de contratação de empresas para o transporte, ou quando o proprietário da lancha não possui meios próprios para o transporte, nesses casos, deixar a sua lancha em uma marina pode ser a melhor opção.

Caso você tenha condições de transportar sua lancha até o local de uso, pode valer a pena guardar a embarcação em casa. No entanto, é importante ressaltar que essa opção requer um espaço adequado, além de uma rotina de cuidados com a lancha para garantir sua durabilidade.

Quer saber mais sobre os custos de manutenção de uma lancha? Confira este artigo em nosso blog. E se você está procurando dicas de como utilizar seu barco em temperaturas mais baixas, nós temos a resposta.

Para mais informações e dicas valiosas, não deixe de visitar regularmente o blog da Fibrafort. Seja um marinheiro de primeira viagem ou um capitão experiente, aqui você encontrará tudo o que precisa para aprimorar sua experiência náutica.

Considerada uma das maiores fabricantes de barcos da América Latina, a Fibrafort foi fundada há mais de 30 anos na cidade de Itajaí, polo náutico brasileiro, e já possui mais de 17 mil barcos entregues no mundo. Produz a conceituada linha de lanchas Focker, modelos de embarcações de alta qualidade que variam entre 18 e 42 pés, indicadas para a navegação e diversão em família. Design inovador com foco em conforto, acabamentos para maior durabilidade e menos ruído, além de alta performance, estabilidade e manobrabilidade durante a navegação são algumas das características inconfundíveis da marca que segue rigorosas normas internacionais de segurança.

Mais informações: https://www.fibrafort.com.br/