FIBRAFORT
NEWS

<<<<<<<< voltar para a listagem 01/12/2023

Saiba como atracar sua lancha com segurança neste verão

A segurança é fundamental em todas as operações náuticas, e a atracagem não é exceção. Neste conteúdo, a Fibrafort traz algumas dicas para tornar essa manobra mais simples e eficiente, especialmente para marinheiros menos experientes. Antes de partir para o mar, faça um planejamento detalhado da sua rota, identificando potenciais locais para atracar a lancha e conhecendo as condições do tempo e as correntes marinhas.

Veja todos os detalhes a seguir!

Escolha um local adequado

Durante o verão, os pontos de atracagem e as garagens dos barcos podem ficar lotados devido à variedade de atividades aquáticas, desde jet skis até pranchas de stand-up paddle. 

Por isso, opte por marinas ou ancoradouros confiáveis que ofereçam instalações adequadas e uma equipe preparada para auxiliar. Essa assistência profissional pode ser valiosa, especialmente em situações desafiadoras, como correntes fortes, ventos intensos ou espaços apertados.

Atraque contra o vento

atracar sua lancha com segurança

Atracar contra o vento permite que ele empurre suavemente a popa da embarcação em direção ao cais. Isso facilita o controle da lancha, reduzindo o risco de colisões e permitindo manobras mais precisas. A manobra com dois motores também facilita muito a atracação e desatracação.

Para maior eficiência, reduza a velocidade gradualmente ao se aproximar do local de atracagem. Assim terá mais controle e tempo para ajustes se for necessário.

Use a máquina atrás

Em alguns casos, usar a máquina atrás pode ser útil ao atracar contra o vento, especialmente para ajustar a posição da embarcação. 

Manobre em 45º graus

Para atracar a lancha com mais segurança e ter mais controle, deixe a lancha em 45 graus.  Isso é especialmente útil para lidar com o vento, correntes ou outras condições variáveis. Dessa forma você reduz a chance de colidir diretamente com o cais e minimiza o risco de danos à embarcação ou à estrutura do cais.

como atracar sua lancha no verão

Além disso, essa abordagem diagonal oferece uma melhor visibilidade da direção, permitindo que o capitão avalie melhor a manobra e faça os ajustes necessários.

Um item opcional que também facilita a manobrar o barco nesses momentos é o joystick. Utilizá-lo durante as manobras deixa o atracar e desatracar bem mais fácil.

Utilize equipamentos de segurança

Outro ponto bem importante é: Certifique-se de que todos a bordo estejam usando coletes salva-vidas. Tenha um kit de primeiros socorros à mão e tire um tempo para se  familiarizar com o funcionamento de todos os equipamentos de segurança da sua lancha.

A comunicação eficaz com sua tripulação é essencial. Estabeleça sinais claros e uma linguagem padronizada para garantir que todos estejam cientes das manobras planejadas. É uma forma simples de reduzir o risco de confusões e acidentes durante o seu passeio.

Como desatracar uma lancha?

Para começar, libere as amarrações da marina de barcos ou outro local de atracagem. Preste muita atenção neste processo e certifique-se de que todas as linhas estejam soltas e prontas para serem recolhidas.

Posicione a lancha apontando para fora do local de aporto. Use propulsores, manobras à frente ou à ré, conforme necessário, dependendo da configuração do cais e da embarcação.

Fique sempre atento ao entorno e, antes de começar a se movimentar, certifique-se que não há outros barcos, correntes e qualquer outro elemento que possa influenciar a saída. Após sair do local de atracagem, mantenha o limite de velocidade adequado de no máximo 5 nós, isso proporciona espaço para manobras e ajustes de direção conforme necessário.

como atracar sua lancha

➕ LEIA TAMBÉM: Deixar o barco em marinas ou na garagem de casa?

Tenha em mente que a prática regular e o conhecimento aprofundado da sua embarcação são elementos fundamentais para desenvolver habilidades de navegação e mais confiança na direção. Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a atracar sua lancha com mais tranquilidade. 

Acompanhe nossas redes sociais para receber conteúdos exclusivos e leia outras dicas em nosso blog oficial