FIBRAFORT
NEWS

<<<<<<<< voltar para a listagem 24/10/2022

Seguro náutico: como fazer e o que cobre?

Seguro náutico: como fazer e o que cobre?

A navegação é um momento de lazer e diversão em família. Nesse sentido, para garantir a segurança de todos a bordo é preciso ter um seguro náutico, um serviço que traz proteção para o barco contra possíveis danos ocasionados por acidentes ou outros tipos de imprevisto com a sua lancha, ou qualquer outro tipo de embarcação.

Se você acabou de adquirir uma lancha e quer saber como adquirir um seguro para ela, continue a leitura deste conteúdo e saiba tudo o que é preciso.

O que é seguro náutico?

Seguro Náutico é um serviço que garante a proteção de diversos tipos de embarcações, independente do porte. Visa prestar assistência em caso de problemas e segurar o bem em caso de roubo, furto e acidentes, proporcionando tranquilidade para o segurado aproveitar ao máximo seus momentos de lazer.

Quais tipos de embarcação podem ter seguro náutico?

Quem deseja contratar um seguro náutico para sua embarcação, precisa saber quais os tipos de embarcações podem ser seguradas. 

- Lanchas;

- Jet-ski;

- Veleiros;

- Iates

- Embarcações para transporte de pessoas.

Leia também:

Comprei minha lancha, e agora? Tudo sobre a documentação.

Habilitação Arrais feita, e agora? Conheça nossas dicas para iniciantes!

Quais os tipos de coberturas do seguro náutico?

Assim como o seguro veicular, o seguro náutico possui também vários tipos de coberturas que contemplam situações específicas. Veja!

Cobertura Básica

A cobertura básica do seguro náutico cobre os seguintes tipos de situações:

- Perda total, roubo ou furto;

- Assistência e salvamento;

- Avaria particular; 

- Danos durante a retirada e colocação na água; 

- Participação em competição de pesca.

Cobertura Adicional

Se tratando de uma cobertura mais completa, o seguro náutico apresenta a cobertura adicional a qual contempla as seguintes situações:

- Garantia de participação em regatas;

- Garantia de transporte terrestre;

- Roubo ou furto qualificado de equipamentos e/ou acessórios; 

- Garantia de responsabilidade civil de proprietários de embarcação;

- Despesas extraordinárias;

- Remoção de destroços.

Cobertura para Terceiros

Outra categoria de cobertura do seguro náutico é a garantia de responsabilidade civil, que  abrange:

- Colisão;

- Perda de vidas e danos corporais;

- Danos a objetos fixos e/ou flutuantes.

Quanto custa um seguro náutico?

Ao decidir contratar um seguro náutico para a sua lancha, é preciso observar algumas características importantes determinantes na hora de definir o valor pago pela apólice.

Esses pontos são analisados pelas seguradoras antes de definir o valor do seguro náutico, que pode variar de 1 a 7 porcento do valor da embarcação. Além disso, o valor também pode sofrer alteração em decorrência da cobertura escolhida.

Outros fatores podem ser considerados na hora de avaliar a embarcação, como: tamanho, tipo de casco, tipo de combustível, onde vai navegar (água doce ou salgada), se vai pernoitar em marina e assim por diante.

Quais as vantagens de ter um seguro náutico?

Quais as vantagens de ter um seguro náutico

A principal vantagem de ter um seguro náutico é contar com uma assistência em casos de problemas, acidentes, danos, roubos, furtos e quaisquer outros prejuízos que a cobertura abrange.

Dessa forma, caso venha acontecer algum tipo de problema, o seguro prestará todo o amparo necessário para a resolução de todos os acontecimentos. Além disso, o seguro cobre os prejuízos com os danos e, muitas vezes, perda da embarcação. Outra vantagem do seguro náutico é poder ser indenizado em caso de imprevistos. 

Onde fazer o seguro náutico?

Se você está buscando onde fazer um seguro náutico para sua embarcação, é importante que saiba que este mercado ainda é extremamente pequeno e encontrar uma corretora especializada em seguro náutico pode não ser uma tarefa fácil, mas sempre busque por uma de confiança.

Agora que você já sabe tudo sobre seguro náutico, que tal vir conferir todas as novidades da Fibrafort? No mês de setembro, o estaleiro que já conta com mais de 18 mil barcos produzidos lançou 3 novas lanchas Focker:

- Focker 212;

- Focker 366 GTS;

- Focker 370 GTX.

E para completar, as lanchas Focker possuem certificações ABNT/ACOBAR e atributos de segurança que previnem acidentes. Tudo para você experimentar um jeito único e envolvente de navegar com mais sofisticação e segurança.

Leia também:

Por que optar por barcos com selo de Certificação Náutica?

Como fazer a habilitação para pilotar uma lancha?