22/04/2020

Que motor eu uso na minha lancha, diesel ou gasolina?

As dúvidas de quem entra no mundo náutico são muitas, a Fibrafort desvenda cada item desse maravilhoso mundo para que você possa fazer a escolha mais adequada às suas necessidades. Quando pensamos em comprar lanchas, são tantos detalhes e itens a prestar atenção. Vou passear com a família? Vou praticar esporte? Reunir os amigos? Prefiro as cabinadas, as de proa aberta? Lanchas maiores ou menores?

São infinitas as opções e decisões a serem tomadas antes de comprar. Mas, quando chegamos na parte técnica de motorização a escolha deve ser pensada em custos, revisões, vantagens e qual motor é mais adequado para cada lancha.

No cenário náutico brasileiro, a motorização mais escolhida é a gasolina para lanchas de até 37 pés, já nas lanchas acima desse porte a motorização a diesel é mais utilizada, pois costumeiramente barcos desse porte são utilizados para navegação de longa distância, mas hoje, principalmente em navegações em águas abrigadas como rio e represas, as motorizações a gasolina já se tornam mais comuns.

Custos 

O motor a diesel é mais caro, pois a compreensão dentro dos cilindros é maior, e por isso necessita de componentes mais resistentes e nobres e uma manutenção mais minuciosa. Os motores a gasolina custam em média, de 40% a 60% menos que um motor a diesel e tem uma manutenção mais acessível. Então a relação de consumo versus custo do motor e da manutenção precisa ser muito analisada, quando se leva em consideração o valor do investimento no momento de decisão da compra do motor, a sua utilização é que vai te auxiliar na sua escolha.

Redimento
 

O motor a diesel tem um maior rendimento, precisa de menos combustível e por isso é mais econômico. Mas, o custo do motor pode não compensar a economia do combustível, são necessárias muitas horas de navegação para obter o retorno do investimento. Por isto é importante analisar qual será a sua utilização para tomar essa decisão.

Revisões e Manutenção
Os prazos de manutenção dos motores a gasolina e diesel são iguais, a primeira revisão 50h (ou 6 meses), a 2ª revisão com 100 horas (ou 1 ano), e depois de 100h em 100h (ou 1 em 1 ano). Em compensação a revisão mecânica de um motor a diesel custa o dobro da revisão de um motor a gasolina. Pois os motores a gasolina são menores e não possuem mangueira de retorno de combustível, faz com que a montagem seja mais fácil, assim como a manutenção.

Características mecânicas de cada um
Os motores a diesel são mais pesados, tem mais torque em baixa rotação e isso faz o barco ter rapidamente o regime de planeio, ideal para os barcos maiores como mencionado. Os motores a gasolina são mais leves, possuem alta performance e obtém velocidades mais altas.

O melhor combustível para barco varia em cada caso e depende do uso específico de cada um. Lanchas de menor porte e utilizadas com certa frequência pedem um motor a gasolina, enquanto embarcações maiores, mais pesadas, que irão transportar mais pessoas e percorrer longas distâncias podem encontrar no motor a diesel a melhor opção. 

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco que iremos respondê-lo!