FIBRAFORT
NEWS

<<<<<<<< voltar para a listagem 02/09/2021

Proa aberta ou Proa fechada: Veja o modelo ideal para a sua família

Se você está entrando agora no mundo náutico, deve estar cheio de dúvidas. É normal, a compra da primeira embarcação é um momento marcante e decisivo, onde é importante avaliar as possibilidades e escolher o modelo ideal para a sua família. E você veio ao lugar certo, hoje vamos analisar e responder: proa aberta ou cabinada, qual é a melhor opção para a sua família? 

Antes de buscar a resposta, é preciso esclarecer o que exatamente é uma proa e como a sua decisão pode influenciar em todos os aspectos da navegação.

Essa é a parte da frente do barco, onde você poderá ter espaços cômodos como sofás para receber convidados ou utilizar essa frente como solário e garantir, ao mesmo tempo, compartimentos secos, nos casos das lanchas com cabine. A sua escolha interfere desde o design até o espaço e tempo do passeio.

As vantagens das lanchas de proa aberta

As embarcações de proa aberta proporcionam mais espaço a bordo. Uma lancha que tem entre 21 e 27 pés leva cerca de duas pessoas a mais que o mesmo modelo combinado por conta dos sofás que trazem maior aproveitamento do espaço da proa. Ou seja, é uma das vantagens a ser considerada se você tem família grande ou pretende levar um grupo de amigos para navegar.

A Focker 255 GTO é a prova disso. Com amplos e confortáveis sofás na proa, esse modelo oferece ótima circulação e mais espaço para interação entre os tripulantes.

Confira a Focker 255 GTO 

As lanchas de proa aberta são uma ótima opção para passeios diurnos, onde não há pretensão de pernoite no barco.

As vantagens das lanchas de proa fechada

Também chamadas de cabinadas, as lanchas de proa fechada são bastante recomendadas para viagens maiores, passeios diurnos intensos (o dia todo) ou pernoites. Primeiro por oferecerem um espaço mais confortável para descanso e segundo que essas embarcações geralmente são mais completas no quesito acomodações.

Se você tiver filhos menores, pode acontecer de chegar aquele momento onde a criança se cansa do passeio, e é aí que entra a cabine, um local reservado onde os pequenos podem descansar enquanto os pais curtem a navegação.

Na hora de escolher entre proa aberta ou cabinada, também considere o que você quer que tenha no seu barco. Nos modelos cabinados, terá mais chances de encontrar recursos dignos de casas. Além da cama, cozinha, suítes, banheiro e por aí vai. 

Não pense que, ao escolher um modelo cabinado, você “perde o espaço da proa”. Mesmo que não tenham sofás, como as proas das Focker 242 e Focker 272, esses modelos também encantam e lhe convidam para momentos relaxantes em seus solários.

Confira a Focker 242 GTC e a Focker 242 GTO

Confira a Focker 272 GTC e a Focker 272 GTO.

Afinal, proa aberta ou proa fechada?

Bom, isso depende de vários fatores. Como citamos, cada uma é recomendada para determinadas situações, até por questões de conforto e segurança. Antes de escolher entre uma e outra, comece a pensar: o que você espera de um barco? Onde você vai navegar? Quantas pessoas vão navegar com você? Pretende praticar esporte? Quer se conectar com a família nos finais de semana ou vai se aventurar conhecendo novos destinos?

No momento em que encontrar essas respostas, a escolha da proa será o de menos. Certifique-se de que você tem um objetivo com a embarcação e a partir dele faça as escolhas certas e encontre o modelo que atinge as suas expectativas. 

Se preferir, você pode ter uma lancha de proa aberta e cabinada ao mesmo tempo, como a nossa Focker 377 Gran Turismo. Um modelo estratégicamente projetado para acolher seus passeios com mais funcionalidade. Possui tecnologia de ponta e design requintado para encantar você e sua família.

Independente da escolha ser proa aberta ou proa fechada, teremos certeza de que será inesquecível. A sua Focker está te esperando aqui na Fibrafort para que você viva grandes experiências a bordo. Conheça os nossos modelos!