11/03/2019

COMO FAZER A HABILITAÇÃO PARA PILOTAR UMA LANCHA?

Importante saber:
Se você vai pilotar uma embarcação somente por lazer, sua documentação será específica para o tipo considerado “amador”. Ele é mais acessível e também dividido em categorias que impõem alguns limites para navegar. Tudo pensado e previsto em lei para sua total segurança.
Acompanhe o passo a passo:
1. Antes de mais anda é preciso ter 18 anos completos.
2. Depois, você deve escolher que tipo de embarcação deseja conduzir e se inscrever no curso adequado. Se a intenção é pilotar uma lancha ou embarcação maior, você precisa do arrais amador, que exige, no mínimo seis horas de aulas práticas antes do exame.
Obs.: Não se esqueça de solicitar um certificado da entidade náutica que comprove as horas de curso realizadas.
3. Fazer a Inscrição para o exame com, no mínimo, dez dias de antecedência. Ela é feita na Capitania dos Portos mais próxima, mediante pagamento de taxa.
4. Fazer o exame.
5. Também é importante apresentar exame médico que indique se há alguma limitação física ou mental ou a carteira de motorista (CNH).
6. Uma vez aprovado no exame, é só aguardar os 30 dias para a habilitação ficar pronta. Ela tem validade de dez anos e dá a você o direito de conduzir barcos a remo, vela ou motor nos limites da navegação interior, como água doce e águas marítimas abrigadas (canais e baías). 
Viu como não é um bicho de sete cabeças? E tem mais: se você precisar de ajuda para essa parte mais burocrática, é só contar com uma empresa despachante náutica. Lembrando que os valores das taxas, dos cursos e documentos variam de região para região.