22/03/2021

Como escolher meu primeiro barco

Você é apaixonado pelo mar? Adora um esporte aquático? É um bom pescador? Qualquer que seja o seu perfil, se você chegou até aqui certamente está se perguntando “como escolher meu primeiro barco”, não é?

Comprar um barco, porém, é um grande passo e exige cuidado para fazer a escolha certa. Portanto, mais do que o impulso de ter uma embarcação para sair explorando mares, rios e lagos, você precisa ter certeza do seu objetivo, o que você quer com esse barco?

Além disso, há modelos mais indicados para quem está começando a se aventurar nas águas. Saiba mais sobre isso neste artigo e faça a escolha certa.

Por que ter um barco?

Barcos são veículos muito versáteis. Podem ser usados para a prática esportiva, lazer, pesca, transporte e até moradia. Qual destes é o seu objetivo? Esta é a primeira pergunta a fazer na hora da escolha.

Se você ainda não tem ideia de tudo o que pode fazer com o seu primeiro barco, pense pelo menos no seu uso principal, não precisa ser exclusivo. Com essa definição, você pode decidir se quer mais velocidade, conforto, espaço, cabine fechada ou proa aberta, por exemplo.

Como escolher meu primeiro barco?

A partir da definição do seu objetivo com o barco, você poderá fazer outras escolhas que envolvem os requisitos. Confira a lista a seguir:

Tamanho

por que ter um barco vantangens

Escolher o tamanho certo é uma das principais dúvidas na hora de adquirir sua lancha e tudo isso depende da forma como você vai utilizar o seu barco, quantas pessoas vai querer levar junto com você nos passeios, se vai querer passar noites nele ou apenas aproveitar o seu dia. Todas essas questões serão analisadas por um consultor, que irá te apresentar a melhor embarcação para a sua necessidade.

Valor

Ao pensar em comprar um barco, você deve saber o quanto pode e quer investir. Lembre-se que você deve incluir nos custos o aluguel da marina onde seu barco ficará atracado (caso necessário), os equipamentos de segurança, o seguro e a manutenção. Por isso, entenda qual o seu orçamento disponível para encontrar o modelo ideal de lancha.

Leia também:

Como utilizar seu barco no frio?

Quais os itens de segurança que não podem faltar na sua lancha para um passeio em família?

Onde navegar

onde navegar de barco

Em qual lugar você vai navegar? É em alto mar, represa? Defina onde quer navegar para decidir o melhor modelo.  Além disso, saber a distância que pretende percorrer com o seu primeiro barco também é importante.

Quem vai usar

Antes de pensar “como escolher meu primeiro barco”, você deve pensar quem, além de você, usará a embarcação. Defina com quantas pessoas você quer navegar para escolher por tamanho e conforto. Quem tem filhos ou netos pequenos, por exemplo, pode optar por uma lancha com cabine fechada para ter como opção o descanso próximo aos pais.

Qualquer que seja a sua escolha e o seu objetivo - seja para turismo, lazer ou para prática da pesca e de esportes -, certamente você não irá se arrepender de ter um barco. Uma vez que adentrar neste mundo de navegadores, nunca mais vai querer sair!

Essas foram algumas dicas para ajudá-lo na sua escolha. Agora que já te guiamos na resposta da pergunta “como escolher meu primeiro barco”, conheça as opções que a Fibrafort oferece.

fibra fort boats