FIBRAFORT
NEWS

<<<<<<<< voltar para a listagem 09/09/2021

As lanchas Fibrafort são certificadas com garantia ABNT/ACOBAR, oferecendo maior segurança e tranquilidade para os momentos de lazer em família!

A certificação ABNT/ACOBAR é uma das certificações mais importantes a serem consideradas na hora de adquirir um barco. Além da estrutura, funcionalidade e beleza, a certificação garante menos preocupação e mais segurança para quem compra.

Continue a leitura e saiba mais sobre essa certificação.

O que é a certificação ABNT/ACOBAR?

A certificação ABNT/ACOBAR é uma forma de garantir que as embarcações sejam construídas respeitando os critérios de segurança e prezando sempre pela qualidade do material e barco a ser produzido. Ela foi desenvolvida em parceria com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e ACOBAR através do Programa de Certificação de Embarcações.

Essa certificação é individual, sendo entregue para cada embarcação de maneira específica e permitindo rastreabilidade do barco. Com ela, as produções passam a empregar alto nível, com qualidade certificada de acordo com as exigências e especificações da ABNT/ACOBAR, levando mais segurança para os momentos de lazer do usuário.

Normas da certificação ABNT/ACOBAR

A certificação ABNT/ACOBAR foi baseada em 14 normas nacionais, internacionais e da Marinha do Brasil (NORMAN), que buscam padronizar as embarcações brasileiras com o Selo da Certificação ABNT. Além disso, para conseguir a certificação são necessárias 3 fases:

Fase 01 — análise técnica da documentação de cada embarcação

Os documentos devem ser enviados do estaleiro para a ABNT e pode levar de 3 a 4 semanas para que os engenheiros realizem a análise técnica do projeto enviado. Nesse primeiro momento são analisados apenas os documentos.

Fase 02 — visita presencial

Na segunda etapa, os auditores da ABNT irão visitar os estaleiros para verificar os detalhes do projeto da embarcação. Além da vistoria do barco é realizada ainda a verificação da parte de gestão, como o controle de estoque e processos, reclamação por parte de clientes e outros itens que buscam garantir a repetição do processo de construção da embarcação a ser certificada.

Fase 03 — envio do relatório

O relatório realizado após a visita técnica é enviado para a ABNT e uma equipe técnica irá auditar toda a documentação, para, enfim, conceder ou não a certificação ABNT/ACOBAR. Vale ressaltar novamente que a certificação é individual para o modelo de embarcação. Dessa forma o processo deve ser realizado para cada embarcação produzida no estaleiro, a fim de garantir a qualidade e segurança de cada barco produzido no local.

Vantagens

Adquirir um barco com uma empresa que já possui a certificação ABNT/ACOBAR apresenta as seguintes vantagens, tais como:

  • Atributos do produto são conhecidos e mensuráveis;

  • Produtos adequados ao propósito, ou seja, o foco está na usabilidade da embarcação;

  • Valores e qualidades definidos com base em certificação.

Além disso, a certificação busca aumentar a competitividade do mercado, prezando pela credibilidade, desempenho e qualidade das embarcações produzidas em território nacional, prevalecendo assim as melhores opções de uso para os clientes.

Outro fator relevante é a possibilidade de adquirir embarcações em estaleiros confiáveis e certificados, aumentando a confiança durante o uso, seja ele recreativo ou não. A certificação ABNT/ACOBAR busca ainda: 

  • otimizar os processos e a gestão interna da fabricação das embarcação;
  • atendimento das normas legais e da fabricação descritas no Procedimento Específico por parte dos estaleiros;
  • fortalecimento da expansão do segmento e cultura náutica no país, prezando pela ética qualidade das embarcações produzidas.

Acesse nosso site e conheça os barcos e lanchas disponíveis para venda com qualidade Fibrafort!