FIBRAFORT
NEWS

<<<<<<<< voltar para a listagem 22/04/2020

Que motor eu uso na minha lancha, diesel ou gasolina?

As dúvidas de quem entra no mundo náutico são muitas, principalmente quando somos marinheiros de primeira viagem. Quando pensamos em comprar uma lancha, são tantos detalhes e itens a prestar atenção que nos perdemos: Qual a melhor lancha para passear com a família? É melhor uma lancha cabinada ou de proa aberta? Lanchas maiores ou menores? Diesel x gasolina, qual é o melhor motor? 

Para te ajudar a desvendar cada item desse maravilhoso mundo náutico, a Fibrafort selecionou algumas dicas para que você possa fazer a escolha mais adequada às suas necessidades. 

São infinitas as opções e decisões a serem tomadas antes de comprar. Mas, quando chegamos na parte técnica de motorização a escolha deve ser pensada em custos, revisões, vantagens e qual motor é mais adequado para cada lancha.

No cenário náutico brasileiro, a motorização mais escolhida é a gasolina para lanchas até 37 pés, já nas lanchas acima desse porte a motorização a diesel é mais utilizada, pois costumeiramente barcos desse porte são utilizados para navegação de longa distância, mas hoje, principalmente em navegação em águas abrigadas como rio e represas, as motorizações a gasolina já se tornam mais comuns.

diesel x gasolina

Custos 

O motor a diesel é mais caro, pois a compreensão dentro dos cilindros é maior, e por isso necessita de componentes mais resistentes e nobres e uma manutenção mais minuciosa. Os motores a gasolina custam em média, de 40% a 60% menos que um motor a diesel e tem uma manutenção mais acessível. Então, a relação de consumo versus custo do motor e da manutenção precisa ser muito analisada, quando se leva em consideração o valor do investimento no momento de decisão da compra do motor, a sua utilização é que vai te auxiliar na sua escolha.

Rendimento

Em questão de rendimento, o diesel é mais econômico que gasolina. Isso porque o motor a diesel tem um maior rendimento, precisa de menos combustível e por isso é mais econômico. Entretanto, pelo custo altíssimo do motor pode não compensar a economia do combustível, pois são necessárias muitas horas de navegação para obter o retorno do investimento. Por isso é importante analisar qual será a sua utilização para tomar essa decisão.

Revisões e Manutenção

Os prazos de manutenção dos motores a gasolina e diesel são iguais. A primeira revisão com 50h (ou 6 meses), a 2ª revisão com 100 horas (ou 1 ano), e depois de 100h em 100h (ou 1 em 1 ano). Em compensação, a revisão mecânica de um motor a diesel custa o dobro da revisão de um motor a gasolina, pois os motores a gasolina são menores e não possuem mangueira de retorno de combustível, fazendo com que a montagem seja mais fácil, assim como a manutenção.

Características mecânicas de cada motor

Os motores a diesel são mais pesados, têm mais torque em baixa rotação e isso faz o barco ter rapidamente o regime de planeio, ideal para os barcos maiores como mencionado. Os motores a gasolina são mais leves, possuem alta performance e obtêm velocidades mais altas.

O melhor combustível para o barco varia em cada caso e depende do uso específico de cada um. Lanchas de menor porte e utilizadas com certa frequência o melhor motor é a gasolina, enquanto embarcações maiores, mais pesadas, que irão transportar mais pessoas e percorrer longas distâncias podem encontrar no motor a diesel a melhor opção. 

Agora que você já sabe qual tipo de motor atende às suas necessidades, está na hora de tirar a sua habilitação para pilotar lanchas, afinal, de nada adianta comprar um equipamento para curtir momentos inesquecíveis com a família se não está autorizado para pilotar. Então, não perca tempo e descubra aqui como tirar sua habilitação para barcos e lanchas. 

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco que iremos respondê-lo!